Seja qual for o ramo, para todos os procedimentos do mercado existe hoje alguma norma regulamentadora da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), especialmente para processos e produtos que precisam ser padronizados.
Para projetar o mobiliário de um escritório, é muito importante tomar cuidado com as suas dimensões e outros fatores que trazem conforto. Afinal, o funcionário ficará cerca de 8 horas por dia, trabalhando, e manter uma má postura por tanto tempo pode trazer impactos negativos para a sua saúde.
A certificação de produtos tem se tornado cada vez mais uma imposição do mercado atual, resultado das exigências dos consumidores que visam qualidade e preço justo.
A certificação interessa ao fabricante e ao consumidor.
• Ao fabricante, permite evidenciar uma garantia relativa à qualidade do produto que fabrica, emitido por uma organização certificadora de produto (OCP). Aumenta a credibilidade, oferece vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes.
• Para o consumidor, permite obter informação imparcial sobre o produto, melhora o critério de escolha e facilita a decisão de compra, assegurando a conformidade dos produtos a padrões da qualidade estabelecidos por normas ou outros documentos normativos.
FSC
FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), é uma organização não governamental independente, sem fins lucrativos com sede em Bonn, na Alemanha e está presente em mais de 70 outros países. Criada no início da década de 90, tem como objetivo contribuir para a promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo, e valorizar produtos fabricados de forma responsável.
⠀
O FSC® é um sistema de certificação internacionalmente reconhecido, que identifica produtos originados do bom manejo florestal.
⠀
O selo FSC® é a ferramenta de controle da produção florestal, que busca orientar o consumidor em suas decisões de compra. Ou seja, ele oferece uma ligação confiável entre a produção e o consumo responsáveis de produtos florestais, permitindo que consumidores e empresas tomem decisões que beneficiem as pessoas e o ambiente.
* A AG móveis para escritório possui certificação FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), sob o código de licença FSC-C161042, demonstrando assim nosso compromisso com o manejo florestal responsável e garantindo a rastreabilidade da matéria-prima desde que ela sai das florestas até chegar ao consumidor final.
* Procure por nossos produtos certificados FSC® (móveis corporativos, mobiliário institucional, cadeiras, sofás, poltronas, componentes para móveis e prateleiras).
NR17
NR 17 é uma das normas regulamentadoras que devem ser seguidas pela empresa. Ela cria parâmetros de ergonomia para todas as atividades manuais com auxílio ou não de equipamentos, e tem como objetivo garantir melhores condições de trabalho, possibilitando o máximo conforto, segurança e bem-estar aos colaboradores.
Além de promover adaptações no ambiente de trabalho, a NR17 trata também das condições às quais o trabalho é realizado, para garantir produtividade, eficiência e saúde física e mental dos funcionários.
Principais recomendações
⠀
Mesas:
• a altura e as características das superfícies de trabalho devem ser compatíveis com a atividade executada;
• a área útil de trabalho deve ser de fácil alcance e visualização pelos trabalhadores;
• as dimensões do mobiliário devem proporcionar posicionamento adequado e livre movimentação dos segmentos corporais.
⠀
Cadeiras:
• altura ajustável de acordo com a estatura do trabalhador e sua função;
• pouca ou nenhuma conformação na base do assento e bordas frontais arredondadas;
• encosto adaptado, que permita proteção da lombar.
• em atividades que exigem a utilização dos pés, os pedais devem apresentar posicionamento e ângulo adequados, que se adaptem ao trabalhador.
⠀
Benefícios da ergonomia em escritórios:
Prevenção de lesões
Esse é o objetivo primário da ergonomia física. As lesões de trabalho representam um impacto econômico significativo das empresas, pois:
• provocam afastamentos e o absenteísmo;
• podem levar a condenações na Justiça do Trabalho com o pagamento de multas, indenizações e pensões permanentes;
• aumentam o turnover e a saída de talentos dos quadros internos;
• prejudicam a imagem corporativa.
No entanto, acima de tudo isso, elas trazem um dano potencialmente irreversível para uma pessoa. Ela pode perder seu bem-estar devido a dores crônicas e ficar incapacitada permanentemente para o trabalho.
Bem-estar e satisfação dos colaboradores
A ergonomia também atua na promoção do bem-estar. Quando uma empresa segue todas as melhores práticas, os colaboradores ficam mais satisfeitos. Afinal, têm um ambiente de trabalho agradável e percebem o investimento feito em recursos humanos e a preocupação da empresa para com eles.
Tudo isso se traduz em:
• mais motivação para gerar resultados;
• eles se tornam promotores espontâneos da marca, melhorando a sua imagem no mercado;
• retenção de talentos, que podem trazer inovação constante, entre outros benefícios.
Aumento da produtividade
Com foco na ergonomia, consequentemente há um aumento significativo da produtividade, uma vez que todas as condições positivas estarão atendidas para:
• aumentar o tempo produtivo do colaborador ao eliminar várias distrações;
• evitar erros e retrabalhos associados a uma atenção baixa na execução de tarefas;
• evitar a redução das funções cognitivas devido a dores, incômodos, desmotivação, insatisfação e outras sensações negativas.